Pesquisar por palavra

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Meu querido Mercado de São José

São com essas palavras que muitos dos comerciantes dizem carinhosamente do local, onde muitos cresceram e hoje dão continuidade, através de seus filhos e netos

O Mercado de São José é o marco da diversidade cultural de Pernambuco e por conta disso não poderia ser esquecido pelos seus 135 anos de história. Normalmente a comemoração acontece no dia 7 de setembro, na qual é comemorado a independência do Brasil. Mas este ano (2010) foi festejado no dia 13 de setembro não deixando de ter menos importância por isso.

Pelos seus corredores apertados, o mercado se mostra cada vez mais um ponto turístico, atraindo a atenção de quem passa, por apresentar produtos artesanais que enchem de colorido as prateleiras. Não importa o material podem ser artigos de barro, cerâmicas, tecidos, entre outros. São peças delicadas que mostram a preocupação do artista em construir cada detalhe.

O local já foi Vila de pescador e hoje oferece para o seu público a maior variedade de pescados, com um preço acessível. Sendo, também, uma ótima referência para quem ainda deseja encontrar cereais vendidos a peso, coisa rara, atualmente.

O comerciante Sinésio Roberto que participa ativamente da história do mercado, onde viveu boa parte da sua infância, agora com 75 anos, não se esquece de homenagear o local, da qual tirou o sustento da sua família, durante anos. Fala com orgulho dos momentos que vivenciou, as reformas que viu e para deixar viva a memória do mercado ainda lançou o livro, Mercado de São José – História e Cultura Popular, na qual apresenta o maior símbolo do centro do Recife.

Esse homem é protetor de uma relíquia que é o antigo livro de assinaturas de visitas ao mercado e entre elas está a do abolicionista pernambucano, Joaquim Nabuco. Ele mantém este livro guardado, com todo o cuidado, em seu escritório que fica próximo ao mercado.
“Gosto do mercado pela representatividade que tem, oferecendo ao seu público o que há de melhor no Estado. É isto que devemos valorizar, esse ícone, pois o mais importante que temos é a nossa cultura e devemos preservá-la da melhor maneira possível”, afirma Sinésio Roberto.

Serviço
Mercado de São José
Praça Dom Vital – São José – Recife
Aberto para compras no horário de 6h às 17h

Nenhum comentário:

Postar um comentário